Nem sempre é fácil esperar pelo cumprimento de uma promessa feita a nós. Mas essa afirmação muda quando "aquele que nos prometeu é Fiel pra cumprir". Basta, então, aquietar o coração e ver tudo acontecer no tempo certo. Os dilemas, frustrações, expectativas e experiências na vida de pessoas que vivem para servir ao Deus Vivo.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O plebeu, o bobo e o príncipe.

Num reino existem três personalidades que podem ser bem exploradas. Um plebeu, um bobo da corte e um verdadeiro príncipe. Todos três estão próximos ao rei, vivem a mesma monarquia, porém possuem comportamentos diferentes.


Um plebeu sabe que nunca chegará a um nível superior em seus ofícios. Se ele é artesão, provavelmente seu pai foi artesão, seu avô foi artesão e ele morrerá artesão. Na maior parte das vezes ele já nasce conformado com a situação que se encontra e vive a vida inteira assim. Por conseqüência, também casa com uma moça pobre, e que não almeja nenhuma ascensão. Ela sabe que nunca será princesa e ele, por estar numa condição parecida, aceita a companhia que tem. Os dois talvez sejam felizes, mas sempre terão em sua consciência que gostariam de ser da família real.


Um bobo da corte sempre está perto do rei, sabe como é ser um príncipe e por ser íntimo sabe até como se portar perto da realeza. Ele sabe tratar uma princesa , sabe fazê-la rir. Mas no fundo ele tem poucas qualidades. Ser esperto, engraçado e charmoso não são qualidades que suprem toda necessidade de alguém. Ele não saberia se comportar como um príncipe quando precisasse. Ele não sabe nada além de ser agradável nos bons momentos. Talvez uma princesa até se interessasse por ele, mas com o passar do tempo ela verá que ele não tem muito conteúdo e sairá magoada por abandonar seu brasão e arriscar um romance sem fundamentos.


Entre todos esses personagens do reino vemos o príncipe. Inteligente, educado, ele sabe esperar o momento certo para fazer sua escolha. Ele se capacita, amadurece, aprende as coisas do reino com o rei, seu pai. Ele entende que não pode buscar uma companhia antes de mostrar ao seu pai sua capacidade de cuidar do reino. Um príncipe tem brasão, tem sangue real e por onde ele passa todos sabem sua identidade. Ele tem orgulho de dizer que é príncipe, tem orgulho de dizer que é filho de um rei. Ele se satisfaz em cumprir o que nasceu para fazer.


Talvez um plebeu se conforme em ser do jeito que é e não queira mudar, mas um príncipe quando se encontrar num estado ruim pedirá a ajuda de seu pai. Um bobo da corte não se incomodará tanto em magoar o coração de uma princesa apaixonada, já que sabe que ela é muito mais do que ele merecia. Contudo, um verdadeiro príncipe sempre fará o seu melhor para corresponder às expectativas de uma princesa. Um príncipe sabe valorizar os sentimentos de uma mulher, pois ele entende o quanto ela sonhou e esperou pelo momento de estar perto dele. Ele é compreensivo, é maduro, é filho do rei.

Nesta monarquia quem você é?

Senhor, não queremos uma princesa para chamar de nossa. Queremos antes que o Senhor a chame de sua e ela Te chame, simplesmente, de meu.

Que a paz do nosso Rei preserve a nossa vontade de esperar o melhor.

Com toda sinceridade,

Claudio Lima
do SaidoMuro.

Um comentário: